Saltar para o conteúdo principal
 
15/04/2013 - 15h40

Regra 70-20-10 do Google revolucionou os negócios

da Livraria da Folha

Eric Schmidt revolucionou a maneira de incentivar a criação ao propor o princípio do 70-20-10, defende o jornalista Ian Wallis. Segundo a regra, o funcionário deve passar 70% de seu tempo realizando tarefas centrais, 20% em projetos relacionados aos negócios centrais e 10% em novos projetos, não necessariamente vinculados à tarefas diárias.

Divulgação
Muitos dos utensílios de hoje foram criados nos últimos 50 anos
Muitos dos utensílios de hoje foram criados nos últimos 50 anos

"O Google percebeu que as ideias inteligentes vinham de baixo, e não do alto", expõe "As 50 Melhores Ideias de Negócios dos Últimos 50 Anos", volume organizado por Wallis.

A proposta é inspirada no principio de Pareto, conceito atribuído ao pensamento do economista e sociólogo Vilfredo Pareto (1848-1923). A regra defende que 80% dos efeitos acontecem em decorrência de apenas 20% de causas.

Joseph M. Juran, na década de 1940, sugeriu que 80% das ideias mais produtivas vinham de 20% de seus colaboradores. Segundo o livro, "O Google levou o conceito de autonomia de funcionários a um novo patamar --e o processo começou com a nomeação de Eric Schmidt como CEO".

Quando chegou ao Google, em 2001, Schmidt era pouco conhecido fora do Vale do Silício. Larry Page e Sergey Brin o chamaram pelas ideias pouco convencionais. Nos cinco anos posteriores à sua nomeação, o movimento de vendas foi de 3,2 bilhões para 23,7 bilhões de dólares.

Ian Wallis é jornalista especialista no mundo dos negócios e editor da revista "Growing Business". "As 50 Melhores Ideias de Negócios dos Últimos 50 Anos" narra a história por trás de produtos, pessoas e empresas que inovaram o cotidiano e as relações econômicas e sociais.

*

"As 50 Melhores Ideias de Negócios dos Últimos 50 Anos"
Organizador: Ian Wallis
Editora: Best Business
Páginas: 384
Quanto: R$ 46,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página