Saltar para o conteúdo principal
 
25/04/2013 - 10h00

Guia prático traz cinco estratégias de autoafirmação

da Livraria da Folha

Em "A Arte de se Fazer Respeitar", a especialista em comunicação Barbara Berckhan reuniu cinco estratégias de autoafirmação para ser respeitado e se expressar de maneira clara e sem perder a elegância.

A ideia do guia é mudar a maneira de se relacionar para que as suas opiniões sejam consideradas. Entre os tópicos do livro, a autora explica como dizer "não" e impor limites aos outros, ser energético, adotar uma postura confiante e defender-se de pessoal mal-intencionadas.

Berckhan também assina "Como se Defender de Ataques Verbais", título sobre como engolir a mágoa ou revidar são atitudes nocivas e dão mais poder ao agressor.

Abaixo, leia um trecho de "A Arte de se Fazer Respeitar".

*

INTRODUÇÃO

Divulgação
Livro explica como dizer "não" sem dificuldade e impor limites
Explica como dizer "não" sem dificuldade e impor limites

A arte de se fazer respeitar consiste em manter a calma, agir com dignidade e se expressar de maneira clara, sem atacar ninguém verbalmente. Em vez de dar gritos exaltados, aja com determinação e elegância. Em vez de ficar mudo, comunique-se claramente a fim de evitar mal-entendidos.

Neste livro apresento cinco estratégias simples e eficazes para conseguir que os outros o respeitem sem que isso seja um sacrifício. As pessoas seguras de si certamente as colocam em prática para se impor aos outros. Se você também é autoconfiante, é bem provável que já as utilize, mesmo que inconscientemente.

Nos últimos 12 anos trabalhando como especialista em comunicação, descobri essas estratégias de autoafirmação e as usei para elaborar um guia prático. Os comentários dos meus alunos me ajudaram a aperfeiçoá-las, tornando-as ainda mais úteis.

Gosto de ser prática tanto em meus cursos quanto em meus livros, por isso dou preferência a instruções claras. Neste livro explicarei detalhadamente em que consiste a autoafirmação. Você aqui encontrará receitas para cada uma das cinco estratégias, além de sugestões de frases que poderá usar para se expressar e as formas mais eficazes de fazer isso.

Caberá a você transformar essas estratégias e adaptá-las à sua realidade. Se, por exemplo, você é tímido e não costuma levantar a voz, provavelmente se expressará com mais suavidade. Ao contrário, se você tem tendência a ser duro quando se dirige a alguém e a discutir com frequência, certamente agirá de maneira mais ousada e contundente do que proponho neste livro. Mas nada disso é problema. Nos diversos capítulos você encontrará sugestões e incentivos, e não dogmas incontestáveis. Que tal se inspirar com as minhas propostas e adequá-las a seu próprio estilo, fazendo delas um hábito e tornando-as parte da sua personalidade? Agindo com naturalidade, sem exageros, mantendo a calma e a segurança, você conseguirá ser espontâneo e convincente.

Você logo perceberá que as cinco estratégias estão estreitamente ligadas. A primeira tem a ver com sua linguagem corporal e a impressão que você transmite aos outros. A segunda o ensina a expor seus desejos de maneira incisiva, dizendo claramente o que quer. Com a terceira estratégia você conseguirá dizer "não" sem dificuldade, aprendendo a impor limites e a manter os outros sob controle. Se suas negativas ou seus desejos não forem bem recebidos por seu interlocutor, você terá que ser enérgico para fazer valer sua vontade, lançando mão de outra estratégia: a da obstinação educada. E, para terminar, conhecerá a quinta estratégia, que certamente é a mais importante: a autoconfiança ousada, sempre necessária.

Espero que as dicas e os exemplos apresentados neste livro o ajudem a mudar sua maneira de agir, de modo que você passe a ser respeitado em todas as situações do dia a dia.

*

"A Arte de se Fazer Respeitar"
Autor: Barbara Berckhan
Editora: Sextante
Páginas: 160
Quanto: R$ 19,90 *
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página