Saltar para o conteúdo principal
 
08/10/2013 - 15h41

Cigarros com baixo teor de nicotina podem aumentar a chance de derrame

da Livraria da Folha

Na Austrália, 90% dos fumantes sabem que fumar causa prejuízos à saúde e 60% deles demonstram desejo de largar o vício. Lá, como acontece aqui, buscar cigarros com baixo teor de nicotina é uma tentativa comum.

"Esses pobres fumantes caíram no mito de que cigarros com baixo teor de nicotina oferecem menos nicotina a seus corpos", conta o australiano Karl Kruszelnicki no livro "Grandes Mitos da Ciência".

Divulgação
Livro baseado em temas discutidos na coluna Mythconcepcions
Livro baseado em temas discutidos na coluna Mythconcepcions

Segundo o autor, a nicotina é uma substância tão viciante que 40% dos fumantes que tiveram a laringe e as cordas vocais retiradas por doença relacionada ao tabagismo voltam a fumar assim que se recuperam.

Como as versões "light" oferecem menos nicotina, a pessoa acaba fumando mais e com mais vontade. O resultado é o aumento da dose de monóxido de carbono inalado e a falsa sensação de segurança.

"Infelizmente, quando você suga mais num cigarro aceso, você também inala mais monóxido de carbono", diz. "Isso força o seu corpo a produzir mais hemoglobina, o que deixa o seu sangue mais viscoso --o que aumenta a sua chance de um derrame".

Cigarros com baixo teor de nicotina mantêm os consumidores ativos, mesmo aqueles que querem parar de fumar. "As indústrias de tabaco até conseguem fazer cigarro sem nicotina, mas elas jamais sonhariam em fazer isso, porque aí ninguém compraria".

"Grandes Mitos da Ciência" é o 23º livro de Kruszelnicki inspirado pelos temas discutidos em sua coluna Mythconcepcions. No volume, ele investiga verdadeiras "lendas urbanas", como se Einstein foi reprovado no colégio ou se usamos só 10% de nossos cérebros.

Formado em física, matemática, engenharia biomédica e medicina, Karl Kruszelnicki estudou astrofísica, ciência da computação e filosofia. Ele começou a carreira no rádio e na TV em 1981 e publicou mais de 30 livros.

*

"Grandes Mitos da Ciência"
Autor: Karl Kruszelnicki
Editora: Fundamento
Páginas: 224
Quanto: R$ 23,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página