Saltar para o conteúdo principal
 
24/12/2012 - 16h00

Faça salada de frutas secas para a ceia de Natal

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro oferece sugestões para diversificar pratos típicos do Natal
Livro oferece sugestões para diversificar pratos típicos do Natal

No mês de novembro começam os preparativos para as festas de fim de ano. Montar a árvore de Natal, comprar os presentes, estocar os alimentos, escolher o cardápio. Nesta época, shoppings e supermercados ficam lotados, especialmente na véspera das datas.

Alguns pratos são tradicionais e não podem faltar na ceia. Peru, bacalhau, rabanada, bolo e frutas secas fazem parte das refeições natalinas. Às vezes, isso pode se tornar repetitivo e enjoado. Para aqueles que desejam variar ou descobrir novas formas de preparar os clássicos "200 Receitas Fabulosas para o Natal" é a solução.

Recheios para o peru, acompanhamentos, bolos, biscoitos, bebidas e delícias que servem como presente estão no livro. Ele oferece, também, solução para um grande problema do período, as sobras. Há um capítulo inteiramente dedicado ao que fazer com o resto de peru que não foi consumido na noite de Natal.

Além disso, técnicas para decorar os bolos, preparar o peru, temperá-lo e fatiá-lo estão explicadas na introdução. A conservação dos ingredientes e receitas bases também estão discriminadas.

Veja como preparar uma salada com as frutas secas:

*

Salada de frutas secas

Divulgação
Frutas secas usadas no natal podem ser servidas como salada na sobremesa
Frutas secas usadas no natal podem ser servidas como salada na sobremesa

Rendimento:
6 porções

Preparo:
5 minutos, mais o tempo de maceração

Cozimento:
10-15 minutos

Ingredientes:
- 175 g de damascos secos
- 175 g de ameixas secas
- 125 g de figos secos
- 125 g de maçãs secas
- 600 ml de suco de maçã
- 2 colheres (sopa) de brandy
- 25 g de nozes picadas

Modo de Preparo:
Coloque as frutas secas numa tigela com o suco de maçã e deixe macerar de um dia para o outro.

Transfira para uma panela e deixe ferver por 10-15 minutos.

Passe para um recipiente de vidro e espalhe por cima o brandy. Salpique com as nozes. Sirva quente ou fria com creme de leite ou sorvete.

Variação:
Farofa de frutas e castanha

Deixe macerar e cozinhe as frutas como indicado acima, depois transfira para um refratário. Em vez de brandy e nozes, faça uma farofa para a cobertura. Incorpore 75 g de manteiga sem sal a 175 g de farinha integral, até virar uma farofa. Junte 50 g de açúcar mascavo e 50 g de avelãs picadas. Espalhe sobre as frutas e asse em forno preaquecido a 200ºC por 25-30 minutos.

 
Voltar ao topo da página