Saltar para o conteúdo principal
 
26/05/2011 - 15h11

Quadrinho revela história da primeira favela brasileira

da Livraria da Folha

Divulgação
HQ narra vida do fotógrafo Maurício Hora no morro da Providêcia
HQ narra vida do fotógrafo Maurício Hora no morro da Providêcia
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"Morro da Favela" (Leya, 2011), do quadrinista André Diniz, narra a vida do fotógrafo brasileiro Maurício Hora, que nasceu e foi criado na favela do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, considerada a primeira do país.

Enquanto busca entender o artista --com seu profundo interesse pelas raízes da comunidade-- Diniz mostra o dia a dia do aglomerado urbano e termina por revelar sua história.

O morro já chamou "da Favela", mas recebeu de volta o nome original, "da Providência", depois que o outro apelido se espalhou pela cidade e passou a denominar todas as comunidades do relevo carioca, sem distinção.

Os registros do lugar produzidos --com um olhar poético-- por Maurício Hora, entraram para a história cultural do Rio de Janeiro.

Outra narrativa gráfica lançada em maio, "Favela" (WMF Martins Fontes), ilustrada por Eloar Guazzelli, conta a história da planta típica do cerrado baiano que deu origem ao apelido do morro da Providência e entrou para o vocabulário brasileiro como sinônimo de aglomerado urbano sem planejamento.

André Diniz também é autor de "O Quilombo Orum Aiê" (Galera Record), "7 Vidas" (Conrad) e "Chalaça, o Amigo do Imperador" (Conrad).

*

"Morro da Favela"
Autor: André Diniz
Editora: Leya
Páginas: 128
Quanto: R$ 35,90 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página