Saltar para o conteúdo principal
 
09/07/2011 - 11h00

Saga de autora da Flip passa por bomba atômica e torres gêmeas

da Livraria da Folha

Reprodução
Saga de japonesa envolva bomba atômica e terrorismo internacional
Saga de japonesa envolva bomba atômica e terrorismo internacional

"Sombras Marcadas" (Alfaguara, 2011), da escritora paquistanesa Kamila Shamsie, presente na Flip 2011, narra a vida de uma mulher japonesa desde o momento em que perdeu toda sua família e o futuro marido, com a explosão das bombas atômicas, no Japão, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, até a queda das Torres Gêmeas, em Nova York, em 2001, durante um ataque terrorista.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Após a tragédia familiar em terras nipônicas, Hiroko, a heroína, vai viver na Índia com uma meia irmã. Lá, se casa com Sajjad, um empregado da família, com quem se muda para o Paquistão.

Neste país, a família será procurada por um agente da CIA, agência de inteligência norte americana, suspeitos de estarem envolvidos com terrorismo.

O romance é o livro mais recente da escritora e o primeiro dela a ser lançado no Brasil. Com 400 páginas e muito fôlego, foi elogiado por grandes autores da literatura mundial como a americana Joyce Carol Oates, de "Um Jardim de Delícias" (Rocco), e o indiano radicado na Inglaterra Salman Rushdie, de "Os Versos Satânicos" (Companhia das Letras).

*

Os cantos metálicos das cigarras são eclipsados pelo som do alarme antiaéreo, agora tão familiar quanto os apelos dos insetos. A Nova Bomba!, pensa o velho, e se vira para fugir para o abrigo antiaéreo mais próximo, toda a insensatez esquecida. Hiroko, por outro lado, solta um som agudo de impaciência. O dia já está quente. Nos abarrotados abrigos antiaéreos de Urakami será insuportável - principalmente sob os capuzes acolchoados que ela vê com ceticismo mas tem que usar se quiser evitar os sermões do presidente da Associação de Bairro sobre dar mau exemplo às crianças. É alarme falso - quase sempre é alarme falso. As outras cidades do Japão podem ter sofrido bastante com ataques aéreos, mas não Nagasaki. Algumas semanas atrás ela repetiu para Konrad a crença popular de que Nagasaki seria poupada de danos graves por ser a mais cristã das cidades do Japão, e Konrad chamou atenção para o fato de que existiam mais cristãos em Dresden que em Nagasaki. Ela passou a levar os alarmes antiaéreos um pouco mais a sério desde então. Mãe é verdade, o abrigo vai ficar tão quente... Por que não ficar em casa? É quase certo que se trata de alarme falso.

Por que arriscar, pensa Konrad. Pega o capuz de proteção dentro de casa e caminha rápido até o abrigo que os Kagawa construíram no quintal. No meio do quintal ele para e olha para o muro que separa a propriedade do lote vazio. Não averiguou seus pássaros, do outro lado do muro, desde a última chuva. Depois de jogar o capuz no gramado, ele anda a passos largos até o muro de divisa e toma impulso para subi-lo, se agachando ao laçar-se para reduzir as chance de ser visto pelos passantes ou a polícia militar.

Caso alguém o visse acharia que ele parecia ridículo - um europeu desengonçado caindo de cima de um muro, todo braços e pernas e olhos velados, com cabelos e barba aparada de um tom tão inesperado em Nagasaki que Hiroko Tanaka pensou, na primeira vez que o viu, que os cabelos dos europeus enferrujavam em vez de ficarem grisalhos à medida que envelheciam. Mais tarde, descobriu que ele tinha apenas vinte e nove anos - oito anos mais velho que ela.

*

"Sombras Marcadas"
Autora: Kamila Shamsie
Editora: Alfaguara
Páginas: 400
Quanto: R$ 46,90 (preço promocional, por tempo limitado)*
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

*Preço promocional por tempo limitado ou enquanto durarem nossos estoques. Promoção não cumulativa com outras promoções do site. O preço do produto poderá sofrer alteração para mais ou para menos sem prévio aviso, prevalecendo sempre o valor apresentado na página de consulta do produto e/ou carrinho de compras.

 
Voltar ao topo da página