Saltar para o conteúdo principal
 
09/09/2011 - 17h00

Jornalista revela bastidores de entrevistas com terroristas; ouça

FABIO ANDRIGHETTO
da Livraria da Folha

O correspondente Henrique Cymerman começou a trabalhar em Tel Aviv em 1982, para o "Maariv" e o londrino "The Jewish Chronicle". Por quase três décadas, o jornalista esteve no local com maior cobertura da mídia por metro quadrado. Nesse tempo, entrevistou as principais lideranças e personalidades envolvidas no conflito árabe-israelense.

Divulgação
 Henrique Cymerman jornalista português correspondente no Médio Oriente para La Vanguardia, Antena 3 e SIC
Henrique Cymerman, jornalista português correspondente no Médio Oriente

Veja lista de livros sobre jornalismo de guerra
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Visite a estante dedicada às ciências humanas

"Vozes no Centro do Mundo" reúne uma parte dessas conversas. Em entrevista à Livraria da Folha, o autor contou como amadureceu a ideia da publicação e as precauções tomadas em encontros de risco.

"Alguns casos eu cheguei a pessoas que de alguma forma eram candidatos a poder ser suicidas em atentados, e é lógico que não é a mesma coisa que ir a um hotel ou um banco ou falar com o diretor de uma companhia comercial. Está claro que há certos riscos e eu tentava reduzir ao mínimo."

Parte 1

Com prefácio escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o volume traz entre seus entrevistados: Shimon Peres, Mahmoud Abbas, Yitzhak Rabin, Ariel Sharon e Omar Osama Bin Laden, filho de Bin Laden, líderes islâmicos fundamentalistas, especialistas em terrorismo e colaboradores --considerados traidores pela população.

Cymerman nasceu no Porto, em Portugal, fez mestrado em ciências sociais em Tel Aviv, especializando-se em sociologia e ciência política. Trabalhou como jornalista para periódicos israelenses e espanhóis. Em 2003, recebeu prêmio em Nova York pela reportagem "Um suicida no quarto das crianças" e, em 2010, o Repórter sem Fronteira, da Unesco.

*

"Vozes no Centro do Mundo"
Autor: Henrique Cymerman
Editora: Almedina
Páginas: 416
Quanto: R$ 79,00 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

 
Voltar ao topo da página