Saltar para o conteúdo principal
 
07/10/2014 - 14h24

Comunistas chineses são melhores capitalistas do que os liberais ocidentais, diz economista

da Livraria da Folha

A direita interpretou o fim da Guerra Fria como a prova da bancarrota comunista, um modo de produção fadado ao fracasso em todos os países em que foi implementado. Ou não. Segundo a economista italiana Loretta Napoleoni, os comunistas chineses são melhores capitalistas do que os liberais ocidentais.

"Por quê? Porque os líderes chineses leram 'O Capital', de Marx, e entenderam que ele é uma análise do capitalismo, não uma proposta para a sua destruição", escreve Napoleoni em "Maonomics".

Para a autora, o comunismo com motivação de lucro, nos moldes que a China emprega hoje, está bem equipado para explorar a fraqueza da sociedade ocidental. Os marxistas olham para a globalização como uma evolução natural do capitalismo, pois o Capital não tem fronteira.

Divulgação
Por que os comunistas chineses se saem melhores capitalistas do que nós
Os comunistas chineses se saem melhores capitalistas do que nós

"Não há nada mais democrático, no imaginário coletivo dos chineses, do que uma revolução que derruba os maus governos", diz. "E os critérios pelos quais eles avaliam a negligência dos governos são quase todos econômicos"

Napoleoni, uma das maiores especialistas do mundo em lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, defende que os asiáticos criaram uma forma de comunismo economicamente funcional e internacionalmente predatório.

"Maonomics" apresenta analises e comparações entre os modelos políticos e econômicos do Ocidente e do Oriente.

A economista nasceu em Roma, trabalhou em bancos e organizações financeiras internacionais e foi colunista dos jornais "La Stampa", "La Repubblica", "El País" e "Le Monde". Ela também é autora de "Economia Bandida".

Vencedor do Nacional Critcs Choice 2011 e da premiação da Associação Italiana para o Desenvolvimento da Economia, em 2010, "Maonomics" chega ao Brasil com tradução de Ana Resende.

*

MAONOMICS
AUTOR Loretta Napoleoni
EDITORA Bertrand Brasil
QUANTO R$ 37,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página