Saltar para o conteúdo principal
 
04/01/2016 - 10h45

Em biografia não-autorizada, jornalista recorda vida e obra de Vandré

da Livraria da Folha

Cantor e compositor de MPB, Vandré se consagrou nos anos 1960 por canções famosas em festivais. "Pra Não Dizer que Não Falei das Flores (Caminhando)", seu grande sucesso, levou o público a vaiar Tom Jobim e Chico Buarque. Mais tarde, tornou-se um êxito popular sem precedentes e atraiu sobre si o ódio dos militares da ditadura instaurada em 1964.

Divulgação
Jornalista revela a história da vida e da obra do artista que se tornou ícone no auge dos "anos de chumbo"
Jornalista revela a história da vida e da obra de Vandré, artista que se tornou ícone no auge dos "anos de chumbo"

Mas quem foi Geraldo Vandré? Por que ele se tornou tão amado pelo público? Por que sua canção se tornou um hino, jamais esquecida durante décadas? O que aconteceu com ele no exílio e depois que retornou ao Brasil?

Em "Vandré: O Homem que Disse Não", biografia não-autorizada, o jornalista Jorge Fernando dos Santos revela a história da vida e da obra do artista que se tornou ícone no auge dos "anos de chumbo", mas acabou se afastando dos palcos.

Na introdução do livro, o autor explica que, como fã, repórter e cronista cultural, ouviu os discos de Vandré inúmeras vezes. Ele afirma que, no final de 2013, depois de participar da 9ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, foi informado pela jornalista Edilma Dias que o ex-cantor e compositor havia morado naquela cidade.

"Essa foi a senha para que eu me lançasse à tarefa de escrever este livro", escreve.

Jorge Fernando dos Santos acrescenta que as informações contidas na "reportagem biográfica" foram garimpadas em outras biografias, depoimentos, documentários, matérias jornalísticas, estudos e ensaios publicados nos últimos 50 anos.

"Alguns entrevistados responderam às perguntas com frases telegráficas, enquanto outros se mostraram mais interessados em colaborar, revelando boa memória e admiração pelo personagem. E tiveram ainda aqueles reticentes, que, ao serem contatados, optaram pelo 'nada a declarar'", explica.

Jorge Fernando dos Santos iniciou a carreira jornalística escrevendo sobre música no "Jornal de Minas". Foi colunista de teatro e cinema, repórter, cronista e editor de cultura no "Estado de Minas" e hoje tem mais de 40 livros publicados. Conquistou, entre outros, o Prêmio Guimarães Rosa com o romance "Palmeira Seca", em 1989, e foi finalista do Prêmio Jabuti em 2014 com a novela "Alguém Tem que Ficar no Gol".

Folhapress
O cantor e compositor Geraldo Vandré em foto tirada em abril de 1968
O cantor e compositor Geraldo Vandré em foto tirada em abril de 1968

*

VANDRÉ: O HOMEM QUE DISSE NÃO
AUTOR Jorge Fernando dos Santos
EDITORA Geração Editorial
QUANTO R$ 33,90 (preço promocional *)
E-BOOK R$ 19,90 *

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página