Saltar para o conteúdo principal
 
13/06/2013 - 17h03

Dizer 'não' evita que você se torne 'animal de carga', defende autora

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro explica como dizer "não" sem dificuldade e impor limites
Explica como dizer "não" sem dificuldade e impor limites

Quantas vezes você disse "sim", mas gostaria de dizer "não"? "Se às vezes lhe parece difícil, saiba que você não está sozinho", conta a especialista em comunicação Barbara Berckhan em "A Arte de se Fazer Respeitar".

Segundo a autora, aceitar todas as tarefas pedidas pode transformar o indivíduo em um "animal de carga". Quando os limites são poucos, "você puxa a carroça".

Entre os exemplos, cita Berckhan, "quando algo para de funcionar, as pessoas logo recorrem a você em busca de uma solução. E, deste modo, você se transforma num burro de carga".

Quem nunca nega um pedido também se torna vítima da falta de consideração. "Em casa, por exemplo, seus familiares podem largar as coisas me qualquer lugar, porque sabem que você sempre as recolhe".

Pensar que reprimir sentimentos torna o ambiente mais harmônico é uma das ilusões que Berckhan combate no livro. "A Arte de se Fazer Respeitar" reúne cinco estratégias de autoafirmação para se expressar de maneira clara sem perder a elegância.

A intenção do guia é mudar a maneira de se relacionar para que as suas opiniões sejam consideradas. Entre os tópicos do livro, a autora explica como impor limites aos outros, ser energético, adotar uma postura confiante e defender-se de pessoal mal-intencionadas.

Berckhan também assina "Como se Defender de Ataques Verbais", título sobre como engolir a mágoa ou revidar são atitudes nocivas que dão mais poder ao agressor.

*

"A Arte de se Fazer Respeitar"
Autor: Barbara Berckhan
Editora: Sextante
Páginas: 160
Quanto: R$ 19,90 *
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra.

 
Voltar ao topo da página