No aniversário de morte de Edgar Allan Poe, conheça o autor
da Livraria da Folha
Rob Carr/AP |
![]() |
Local do primeiro túmulo de Poe, com um corvo, em Baltimore; homenagem ao mais famoso poema do escritor norte-americano |
Edgar Allan Poe, o homem que reinventou o terror e deu origem à ficção policial como a conhecemos, morreu em 7 de outubro de 1849.
Fracassos marcaram a vida de Poe
Veja lista com livros de Edgar Allan Poe
Nascido em Boston, no dia 19 de janeiro de 1809, Poe também escreveu contos de humor, ficção científica e se aventurou pela filosofia e pela crítica.
"O Corvo" é o poema mais famoso do escritor. Graças à popularidade do texto, o aviso do pássaro --"nunca mais"-- tornou-se sinônimo do mau agouro no mundo todo.
"O Corvo", de Edgar Allan Poe (1809-1849), já foi traduzido por grandes nomes da literatura mundial. Charles Baudelaire, Stéphane Mallarmé, Machado de Assis e Fernando Pessoa estão no rol desses ilustres. No livro "O Corvo e Suas Traduções", Ivo Barroso examina o que faz da obra-prima de Poe um clássico.
Publicado pela editora Peirópolis em 2009, quando se completavam 200 anos de seu nascimento, "O Corvo em Quadrinhos", do quadrinista Luciano Irrthum, é baseado na tradução feita por Machado de Assis.
+ Conteúdo
- Edgar Allan Poe influenciou criação de Sherlock Holmes; ouça
- Conheça Georges Simenon, criador de Jules Maigret
- P. D. James faz aniversário; conheça a dama do romance policial
- Definição de 'serial killer' do FBI é simplória, diz especialista
- Edição reúne 14 filmes de Hitchcock em Blu-ray
+ Canais