Saltar para o conteúdo principal
 
10/10/2014 - 15h02

Escolha a melhor biografia entre as finalistas do Prêmio Jabuti

da Livraria da Folha

A cerimônia de premiação da 56ª edição do Prêmio Jabuti ocorrerá no dia 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera. Com a data se aproximando, a Livraria da Folha quer saber qual é a melhor biografia na opinião dos leitores. Veja as obras participantes e escolha a sua favorita.

VOTE NA ENQUETE

Divulgação
Livro apresenta a notável amante do primeiro imperador do Brasil
Livro apresenta a notável amante do primeiro imperador do Brasil

"Domitila: A Verdadeira História da Marquesa de Santos"
Autor: Paulo Rezzutti
Geração Editorial

O casamento desastroso de Domitila de Castro Canto e Melo, o início de seu romance com d. Pedro 1º, o seu poder na corte do Rio de Janeiro e a sua queda em consequência dos deveres do imperador são discutidos na biografia "Domitila: A Verdadeira História da Marquesa de Santos", de Paulo Rezzutti.

"Antônio Ermírio de Moraes"
Autor: José Pastore
Editora Planeta

Escrita por José Pastore, melhor amigo do empresário Antônio Ermírio de Moraes, a biografia homônima revela contornos inéditos sobre a vida do empreendedor. A obra traz detalhes de sua infância em São Paulo, a faculdade nos EUA, sua relação com a família, a rotina de um workaholic, seu envolvimento no mundo da política e a entrada no ramo artístico.

Divulgação
Getúlio procurou estabelecer uma agenda nacionalista e estatizante
Getúlio procurou estabelecer uma agenda nacionalista e estatizante

"Getúlio (1930-1945)"
Autor: Lira Neto
Companhia das Letras

Lira Neto, jornalista brasileiro especializado em biografias, reconstitui em "Getúlio (1930-1945)" os mandatos de Vargas no Palácio do Catete como chefe do Governo Provisório, presidente constitucional e, por fim, ditador. A biografia também aborda a vida privada do presidente, com informações obtidas através de documentos inéditos ou pouco explorados, cartas pessoais, diários íntimos e depoimentos.

"Inezita Barroso"
Autor: Arley Pereira
Editora 34

Escrita pelo jornalista Arley Pereira, "Inezita Barroso" traz aos leitores os causos e memórias da ex-apresentadora do programa "Viola, Minha Viola", da TV Cultura, e apresenta mais de cem imagens, muitas delas inéditas.

Divulgação
Biografia de Rodrigo Alzuguir marca o centenário do sambista
Biografia de Rodrigo Alzuguir marca o centenário do sambista

"Wilson Baptista: O Samba Foi Sua Glória!"
Autor: Rodrigo Alzuguir
Casa da Palavra

O músico e escritor Rodrigo Alzuguir, depois de mais de uma década de estudos e entrevistas, apresenta em "Wilson Baptista: O Samba Foi Sua Glória!" um relato sobre um dos principais compositores da música popular brasileira. Neste livro, o leitor vai conhecer a trajetória do músico e o panorama cultural daquela época, na qual figuravam ícones como Ary Barroso, Noel Rosa e Carmen Miranda.

"Antonio Callado: Fotobiografia"
Autor: Ana Arruda Callado
Cepe

Organizada por Ana Arruda Callado, viúva de Antonio Callado, a fotobiografia percorre a trajetória do escritor, dramaturgo e jornalista. Além de trazer cenas e cartazes de seus livros e peças, reúne fotos de suas viagens, com parentes e amigos, em campo para as reportagens.

Divulgação
Obra retrata os acontecimentos históricos do tempo de Garibaldi
Obra retrata os acontecimentos históricos do tempo de Garibaldi

"Garibaldi na América do Sul"
Autor: Gianni Carta
Boitempo Editorial

Após oito anos de pesquisa, o autor Gianni Carta traça, em "Garibaldi na América do Sul", um relato sem floreios do "herói de dois mundos" e elimina o estereótipo do "perfeito gaúcho" do personagem. É possível acompanhar o desenrolar dos acontecimentos históricos da época, como a invenção do daguerreótipo (primeira forma de reprodução fotográfica a ser comercializado para o grande público), a Revolução Farroupilha e a Europa efervescente de 1848.

"Divã de Papel"
Autor: Maria de Jesus da Silva
Anome Livros

Aos quatro anos de idade, Maria de Jesus da Silva foi jogada num orfanato. Aos 14, voltou para a dura realidade das ruas e favelas de Belo Horizonte. "Divã de Papel" é uma história autobiográfica que narra a pobreza que ela e muitos brasileiros são forçados a enfrentar.

Divulgação
Biografia cruzada da princesa Isabel e seu marido, o conde d'Eu
Biografia cruzada da princesa Isabel e seu marido, o conde d'Eu

"O Castelo de Papel"
Autor: Mary del Priore
Rocco

As diferenças e as similaridades de princesa Isabel e seu marido, o conde d'Eu, são discutidas pela especialista no período do Império, Mary del Priore. A historiadora também traça um relato do século 19 e revela a atmosfera de um mundo em transição.

"Correspondência Mário de Andrade & Luiz Camillo de Oliveira Netto"
Autor: Maria Luiza Penna
Edusp

A escritora Maria Luiza Penna reuniu nesta obra as cartas do escritor Mário de Andrade trocadas com o bibliófilo Luiz Camillo de Oliveira Netto entre os anos de 1932 a 1944. Na correspondência, ambos comentavam a preocupação com questões gerais da cultura brasileira e com temas mais específicos, como a preservação do patrimônio cultural e o estímulo à pesquisa.

-

VOTE NA ENQUETE

ESCOLHA A MELHOR CAPA ENTRE AS FINALISTAS DA CATEGORIA

-

 
Voltar ao topo da página